quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

INTERVENÇÃO na III ENTOADA NORDESTINA São Caetano do Sul

Intervenção é um tipo de manifestação artística, geralmente, realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente.
Para a intervenção nesse evento brincamos de ser uma trupe mambembe que, teve como ponto de partida textos e personagens de Ariano Suassuna, representa cenas, entoa versos, loas e brinca com cançonetas populares levando o público àquele velho lugar do brincante, tão visto e querido dentro das tradições  populares do nosso povo.
Sabemos que o brasileiro, e o nordestino ainda mais, têm como forte característica o dito “calor humano”. Somos um povo que gosta de contar causos, chamar pra tomar um café, contar anedota e ter uma boa prosa no quintal de casa. E é por isso que a trupe optou por fazer uso dessas características, tão tipicamente do nosso povo, para realizar intervenções artísticas nesse evento que veio celebrar a cultura nordestina, porque afinal; todos temos um pouco do nordeste em nós.
Adentrar aquele lugar era de encher os olhos, parecia que um universo inteiro havia sido levantado naquele parque, e era visível o que toda aquela festa causava nas pessoas.
Os laços lá se estreitavam com mais força. Os abraços tinham mais intensidade e a alegria saltava aos olhos. Parece que relembrar as raízes traz essa sensação boa de que somos todos uma grande família. Família... Ai está uma palavra que define bem a relação que tivemos com toda população e com a produção da entoada. 
Enchemos o parque de bolinhas de sabão, fizemos as pessoas cantarem conosco, acalentamos um garotinho que chorava no colo da mãe, apresentamos uma fanfarra de crianças, ensinamos músicas, aprendemos outras... É sempre muito bom viver esses encontros, pois é daí que advém nossa arte, acreditamos no encontro e sempre que há espaço pra isso, lá estamos, querendo ouvir, cantar, contar um causo ou simplesmente oferecer um sorriso.

Trupe DuNavô

Foto tirada durante a III Entoada Nordestina de São Caetano do Sul 

Nenhum comentário:

Postar um comentário