A Trupe!

Prazer, Trupe DuNavô! Entre e fique a vontade!

Estamos numa busca constante de quem somos e para onde vamos. Fazemos Arte em um mundo onde as pessoas fazem guerra...


A Trupe DuNavô tem como objetivo difundir sua pesquisa para além do estereótipo coletivo do palhaço bonitinho e ingênuo, brincando em qualquer lugar, a qualquer hora e de várias formas, desbravando o caminho do ser Palhaço hoje.

Formada por Gabi Zanola, Renato Ribeiro, Gis Pereira e Vinicius Ramos, nasceu 2010 no Programa de Formação de Palhaços para Jovens Doutores da Alegria, partindo do desejo de aprofundar a linguagem do palhaço, colocando em prática os ensinamentos de aula, somados às referências pessoais de cada integrante do grupo. 

Desde então, a Trupe se consolidou e se apresentou em diversos lugares.
Em 2011, realizou apresentações no “Revirando São Caetano”, “Dia de Brincar São Caetano do Sul”, “III Entoada Nordestina SCS, “Brilha São Caetano”, “CEU Butantã”. Estreou o seu primeiro espetáculo “É mesmo uma palhaçada!”, apresentando-o na Comunidade Casa Verde, Mostra de Cenas Curtas SENAC, Ação Cultural pelos 458 anos de São Bernardo do Campo.


 Em 2012 seguiu com intervenções na “IV Entoada Nordestina SCS”, “Virada Cultural Paulista de São Caetano do Sul e “Jogos Estudantis de São Caetano do Sul”. Apresentou o espetáculo “É mesmo uma palhaçada!” na Ação Cultural do Riacho Grande, Colégio Nova Diretriz e na Comemoração de 45 anos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e em 2013 no  Sesc Belenzinho, 8º FESTCAL (Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo), Virada Cultural de São Paulo e Festival Baixo Centro.

No mesmo ano, a Trupe DuNavô foi contemplada pelo VAI (Programa de Valorização de Iniciativas culturais de São Paulo) com o projeto: “Amigos... Colegas... Seres humanos... Palhaços” e em 2013, contemplada pelo mesmo edital, com: "Trupe DuNavô Descortina a Rua", em que se dedicou a pesquisa de intervenções de palhaço nas ruas e centros comerciais de São Paulo.

Em 2014, a Trupe usou suas experiências com intervenções urbanas, para a criação de um novo espetáculo, inovou abrindo o seu processo de criação e convidou o público para participar. Realizou apresentações no Galpão do Folias e Funarte, com enorme sucesso de público, que enviou sugestões e ajudou a trupe a lapidar o seu espetáculo.

Em 2015, a Trupe DuNavô volta a apresentar seu “É mesmo uma palhaçada” na Fábrica de Cultura e na Escola de Artes César Antônio Salvi.

A Trupe DuNavô estreou no dia 29 de agosto, uma temporada de dois meses do espetáculo Refugo Urbano, no  Centro Cultural São Paulo, onde contou com lotação máxima e ingressos esgotados na sala Jardel Filho. Com ingressos esgotados, o espetáculo também foi aclamado pela crítica especializada em teatro infantil. 
Refugo Urbano foi indicado ao 
Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro  Infantil e Jovem, Coca
Cola FEMSA (2015), na categoria Melhor Atriz (Gabi Zanola) e vencedor da ategoria: Prêmio Sustentabilidade, pelo uso criativo de sucatas e material recicladoretratando  com sensibilidade o universo dos moradores de rua nas grandes cidades.
Selecionado pelo Guia Folha entre os melhores do ano, foi eleito pelos leitores da Folha de São Paulo
como melhor espetáculo de teatro infantil do ano de 2015
.

Em 2016 a Trupe realizou temporada do espetáculo "Refugo Urbano" no Espaço dos Parlapatões e Sesc Itaquera, participou do Festival Nacional de Teatro de Jales, Virada Sustentável e do XII Festival Nacional de Teatro de Limeira. Fez parte da programação do Circuito SP de Cultura com "Refugo Urbano" e "É mesmo uma Palhaçada", se apresentando em diversos espaços importantes da cidade de São Paulo. Foi convidado para integrar a programação do maior festival de humor do mundo: o Festival Risadaria, apresentando dois de seus espetáculos "É mesmo uma Palhaçada" e "O Livro do Mundo Inteiro" (espetáculo de improviso onde a trupe convida o publico a escrever uma história nova a cada dia de espetáculo), que tiveram enorme repercussão junto ao público do Festival. Participou do Circuito Cultural Paulista (APAA-Associação Paulista de Amigos da Arte) com o Espetáculo "É mesmo uma Palhaçada", além de circular por diversas unidades do SESC´s de São Paulo e Capital com seus três espetáculos: "Refugo Urbano", "É mesmo uma Palhaçada" e "O Livro do Mundo Inteiro"

Para saber um pouquinho mais sobre o grupo acesse: 
facebook.com/dunavo ou veja o link da matéria feita pela  Globo News pelas ruas do centro  de São Paulo: Trupe DuNavô na Globo News

(...continua)

2 comentários:

  1. "O humor nos permite ver, através do que parece ra­cional, o irracional; o humor reforça, além disso, nosso instinto de conservação e preserva nossa saúde de es­pírito. Graças ao humor, as vicissitudes da existência tornam-se menos difíceis de levar: ele desenvolve nos­so sentido de proporção e nos revela que o absurdo ronda sempre a gravidade exagerada."
    Bravo.

    ResponderExcluir